CASES » Banco Multinacional

Um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, com forte atuação no Brasil. Assim como muitos Bancos estrangeiros, fez sua entrada no mercado brasileiro através de aquisições e fusões.

Desafio

banco-multinacionalO Banco continua seu processo de fixação no mercado nacional, consolidando a presença na América Latina onde o Brasil tem papel de liderança. Diante desta situação, os gestores de pessoas identificaram uma necessidade crítica de desenvolver novas lideranças que possam consolidar a cultura do Banco, manter os níveis de resultado e relacionamento com outros países.

Como estratégia, o Banco cria grupos de aspirantes a executivos divididos em diversos pools. Estes grupos participam de um programa anual de desenvolvimento de lideranças e dependendo dos resultados apresentados podem ou não continuar no programa. Entretanto, estes programas causavam uma certa acomodação, pois os profissionais esperavam que o Banco conduzissem suas carreiras ao mesmo tempo em que os desenvolvesse.

Abordagem

Em conjunto com os profissionais de gestão de pessoas do Banco, definimos um grande evento com dois dias de duração com o foco em Estratégia de Carreira e Auto-Gestão do Desenvolvimento.

Utilizando como pano de fundo a metodologia de Balanced Business Scorecard, demonstramos aos participantes a importância de estar no comando de suas carreiras e não ser somente uma vítima das circunstâncias.

O programa teve como suporte três pilares, sendo o primeiro baseado no entendimento dos stakeholders de cada indivíduo, sua missão de vida e ambição na empresa, desenvolvendo uma estratégia completa de causa e efeito e fatores críticos para o sucesso empresarial.

O segundo pilar voltado ao conceito de geração de valor para o stakeholder através da criação de um produto (pessoa), como identificar as habilidades que são valorizadas pela empresa e buscar o desenvolvimento das mesmas. Neste pilar, contamos com a participação de executivos seniores do Banco que apresentaram aos participantes o que a empresa valoriza e deseja.

O terceiro pilar buscou o resgate da identidade de cada indivíduo, buscando seus valores e crenças mais profundas e permitindo que a estratégia de carreira não fosse algo vazio.

Resultados

O programa de desenvolvimento tomou novo rumo, com os profissionais conscientes de como desenvolver e assumindo efetivamente seu papel como condutores da carreira e não somente passageiros no trem da vida.