Empresa nacional líder no segmento de nutrição animal, recentemente adquirida por acionistas internacionais tornando-se parte de um dos maiores grupos internacionais no segmento.
A empresa teve sua origem no empreendedorismo dos fundadores que com seu conhecimento acadêmico e prática em empresas similares, fundaram uma empresa de alta tecnologia na fabricação de componentes para ração animal. O negócio prosperou, sendo adquirido por um investidor, contudo, os fundadores têm como meta sua aposentadoria em poucos anos, tornando a identificação e desenvolvimento dos sucessores um fator crítico para o sucesso da estratégia dos investidores.
Trabalhando junto ao corpo atual de diretores e com os gestores de pessoas, definimos um grupo sucessor que assumirá a nova direção da empresa em três anos, contudo, era crucial definir um plano de desenvolvimento para estes profissionais visando prepará-los para as novas funções.
Com alguma exceções, o grupo é formado pelos gerentes que mais se destacaram em suas atividades e, portanto, fazem jus à promoção. Todavia as habilidades de liderança, visão holística e estratégia não eram demandadas.
Partindo deste ponto, elaboramos um modelo de assessment com vinte e seis características exigidas de um executivo na empresa e sobre estas características buscamos no inventário de comportamentos de cada participante, fatos e dados que comprovassem a existência daquela característica.
Para garantir que o modelo era efetivo, aplicamos a mesma régua de medição tanto nos futuros diretores como nos atuais, proporcionando um comparativo valioso do perfil da gestão atual e da futura.
De posso dos dados e informações desta avaliação, nossos consultores elaboraram planos individuais de desenvolvimento para os sucessores, combinados com ações de coaching visando prepará-los para assumir a gestão dos negócios no tempo previsto.
O principal resultado obtido foi uma visão clara do perfil dos sucessores, indicando para a empresa de maneira objetiva o que esperar ou não destes no curto, médio e longo prazo.
Houve uma significativa melhoria da qualidade dos planos de desenvolvimento, pois, os profissionais indicados para a sucessão criaram um acordo com a empresa, dedicando-se a eliminar os gaps ao mesmo tempo em que a empresa oferece a formação necessária.
Junto aos investidores, foram conquistados respeito e credibilidade pela transparência do processo.