CASES » Plano de Saúde

Operadora de planos de saúde individuais e corporativos, operando no mercado nacional e internacional. Compreende vários negócios entre operadoras, hospitais e serviços de resgate.

Desafio

stethoscope_mediumPlanos de saúde emrpesariais A empresa adotou um modelo de crescimento fortemente baseado em aquisição de empresas e negócios.

Por outro lado, por ser uma empresa relativamente nova e familiar, possui uma cultura fortemente ligada ao jeito de fazer negócios dos fundadores.

Esta combinação de características exige que se tenha sempre um conjunto de profissionais prontos a assumir posições gerenciais e diretivas a cada nova empresa adquirida, repassando adiante a cultura e os processos da empresa.

Era fundamental estabelecer um processo transparente de mensuração e critérios específicos para aquilo que é ou não talento.

Abordagem

Optamos pela criação de uma metodologia específica para esta empresa a qual denominamos auditoria de talentos.

Utilizamos o termo auditoria, pois os profissionais que seriam desenvolvidos para assumir posições gerenciais e diretivas continuariam sendo indicados pelos seus gestores, respeitando assim um pilar cultural.

O diferencial adotado foi a construção de critérios sólidos e mensuráveis para quantificar resultados e potencial dos candidatos, fornecendo uma análise de quadrantes e possibilitando aos gestores priorizar, eliminar e redirecionar o investimento em desenvolvimento destes profissionais que foram enquadrados da seguinte forma:

Toda a metodologia e ferramentas foram implementadas e os profissionais de RH efetivamente capacitados.

Resultados

Um plano de desenvolvimento para os profissionais foi desenhado com muito mais eficácia e os gestores dividem os mesmos critérios de seleção, estando certos do potencial dos profissionais selecionados.