CASES » Grupo Siderúrgico Nacional

Grupo europeu com forte atuação no Brasil com destaque na produção de ligas especiais, material aeronáutico e ferramentaria de precisão

Desafio

gsnCom um modelo de crescimento calcado em fusões e aquisições, o Grupo adquiriu uma nova operação no Brasil, cujo mercado era promissor, contudo a planta jazia desatualizada quanto a sistemas e controles, embora seu parque industrial fosse de boa qualidade.

Os novos controladores investiram significativa soma de recursos em modernização de processos e controles, implementando um grande número de projetos com forte teor tecnológico, tanto nos escritórios como no chão de fábrica.

O volume de investimento destinado a operação brasileira foi considerado pelo governo do país de origem, como o maior fluxo de investimentos no exterior o que provocou a visita do ministro das relações exteriores aos Brasil para conhecer o processo.

Tantas mudanças acontecendo simultaneamente começaram a apresentar problemas, pois as pessoas não conseguiam acompanhar, sentiam-se inseguras e, portanto, resistiam às mudanças.

Abordagem

Em conjunto com os profissionais da empresa, desenvolvemos e implementamos uma metodologia de gestão de mudanças baseada em procedimentos, fatos, evidências e controles que permitiram identificar claramente os pontos falhos na preparação dos projetos. Possibilitam aos gestores de projeto, otimizar suas ações de comunicação, treinamento e conscientização, finalizando por uma leitura mais apurada das expectativas de cada indivíduo afetado pelo projeto, reduzindo sensivelmente a curva de adoção das mudanças.

Resultados

Os projetos que foram tratados no programa de gestão de mudanças desde 2006, apresentam índices de desvio de prazo e custos inferiores a 15%.

Sistemas e soluções que estavam implantadas e sem uso por resistência dos usuários, hoje estão à plena carga, oferecendo excelentes índices de retorno sobre os ativos construídos.

Novos projetos são implementados e assimilados pela empresa com prazos de pendências próximos a zero.

A implantação do sistema SAP-R3 no Brasil, foi considerada pela holding como a melhor da história da empresa e definida como padrão.

O programa de comunicação e capacitação dos módulos de automação industrial foram comprados pelo fornecedor para adoção em escala mundial.